sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CAMOCIM FICA DE FORA DE MAIS UM SELO UNICEF


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizou, no último dia 29 de Novembro, a cerimônia nacional de anúncio dos municípios que conquistaram o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012, das regiões do Semiárido e da Amazônia. O Ceará alcançou o maior número de cidades certificadas, com 65 no total, e os ganhadores desta edição receberão seus troféus e certificados no próximo dia 17 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Da Zona Norte, somente Sobral conquistou o selo. Cruz, Bela Cruz, Marco e Jijoca de Jericoacoara também foram vencedores. Durante a cerimônia, o governador Cid Gomes ressaltou que em muitos casos o que falta aos administradores é apenas um rumo, uma orientação. O Selo Unicef Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora. Lançada em 1999 no Ceará, desde 2005 alcança todo o Semiárido Brasileiro, tendo chegado à Amazônia Legal Brasileira a partir do ano de 2009. 
Para conquistar o selo, os municípios foram avaliados nos eixos Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Impacto e Gestão foram avaliados a partir do desempenho de indicadores de Saúde, Educação e Proteção no período de quatro anos. A Prefeitura de Camocim tentou, ao máximo, maquiar situações na tentativa de mostrar ao Unicef que na cidade, esses pontos eram positivos. O problema é que a realidade, estampada principalmente através de blogs como o Camocim Online, mostravam o contrário. O descaso com a criança chegou ao ponto da Prefeitura sumir com um parque infantil localizado na Praça do Odus. “Abriu-se o chão” o tal parque. O Articulador nomeado pela Prefeitura de Camocim com a missão de mostrar por que Camocim merecia o prêmio, era Carlos Jardel, servidor contratado, lotado, segundo o TCM, como comissionado à disposição do gabinete do prefeito. Segundo informações obtidas pelo blog, as cidades vencedoras irão ganhar do Governo do Estado, dois veículos: Um para o Conselho Tutelar e outro para o Conselho de Direito da Criança e do Adolescente. Com mais essa perda, o Prefeito Chico Vaulino (PP) sela de vez a "máxima", dita por ele próprio, de que realmente ficará para a história administrativa da cidade. 
A única vez que Camocim conquistou o Selo Unicef foi em 2000, quando o prêmio foi entregue pelo Embaixador do Unicef, Renato Aragão, ao então prefeito da época, o atual Deputado Estadual Sérgio Aguiar. 
Postado por Tadeu Nogueira às 11:03h
Com informações do DN