O Professor Camocinense Antonio Alberto da Paz (Totó) foi um dos homenageados pela Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Fortaleza, em sessão solene, alusiva às comemorações do cinquentenário do Sindicato APEOC. Totó, que já foi Vereador e Presidente da Liga Desportiva Camocinense, nasceu em 16 de julho de 1945, em Camocim, tendo ingressado na carreira docente em 1974, lecionando a disciplina de Matemática na Escola Estadual Dr. César Cals, em Fortaleza. Formou-se em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, em Sobral, e especializou-se em Planejamento Educacional na mesma Instituição.
No Colégio Estadual Padre Anchieta (hoje CEPI), em sua terra natal, por mais de 30 anos dedicou-se ao ensino de milhares e milhares de jovens. Desde o final dos anos de 1970 abraçou a causa sindical, sendo um ativo representante do Sindicato APEOC em sua cidade. Sempre apoiou os movimentos em defesa da educação e dos seus trabalhadores, participando das lutas empreendidas pela Entidade. Após tantos anos dedicados ao magistério e ao sindicalismo, o mesmo resume a natureza de sua vocação nesta pequena frase: "Para mim, educação é tudo".
Lá vou eu: Mais do que justa essa homenagem ao meu amigo e ex-professor, Totó. E digo isso porque, além do merecimento por tudo que já passou dentro da educação, também teve que passar recentemente por uma série de problemas sérios de saúde. Uma historinha sobre Totó: Na década de 80, muito ligado ao esporte que era, inventou de correr de Sobral a Camocim. Chegou só o "bagaço", mas chegou. Aliás, Totó tem essas e muitas outras histórias que daria um livro.
Postado por Tadeu Nogueira às 08:18h
Com informações do Blog da Apeoc Camocim