sexta-feira, 1 de março de 2013

PESCADORES DE CAMOCIM TERÃO BARCO DE APOIO


Em Solenidade realizada nesta quinta-feira (28) à tarde no Palácio da Abolição, com a Presença do Governador Cid Gomes, o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, assinou convênio para aquisição de um barco de apoio aos pescadores de Camocim. Na oportunidade o ministro colocou à disposição dos pescadores cearenses os recursos do Plano Safra da Pesca e Aquicultura. 
Lá vou eu: Só para se ter uma ideia da necessidade de um barco para esses profissionais, somente no ano de 2012, 2 acidentes causaram a morte de 7 pescadores camocinenses. De acordo com o Presidente da Colônia de Pescadores Z1, cerca de 2 mil pescadores estão associados hoje em Camocim. 
"Esse número já chegou a 3 mil, mas de 5 anos pra cá, por causa da pesca predatória, mais de mil pescadores foram embora com suas famílias para o Pará, Maranhão e até a Guiana Francesa", disse Xavier, ao Camocim Online. Ainda segundo ele, o barco liberado pelo ministério é uma antiga reivindicação da classe, pois servirá para salvamento e prevenção contra pesca ilegal. Quando perguntado sobre os principais motivos de causa de mortes no mar na região de Camocim, Xavier disse que na maioria dos casos, é por falta do uso de equipamento de salvatagem e pela pescaria fora da jurisdição. Ele cita como exemplo uma canoa, que legalmente só pode pescar até 20 milhas da costa, sendo que algumas vão além disso, entrando assim em uma zona de extremo perigo para a tripulação. 
Postado por Tadeu Nogueira às 12:03h
Com informações do Jornal O Estado do Ceará