domingo, 10 de março de 2013

TEMPERATURA TERRESTRE É A MAIS ALTA DESDE O INÍCIO DA CIVILIZAÇÃO


Um grupo de pesquisadores acaba de publicar uma das mais cuidadosas reconstituições do clima do passado. Ela revela que as temperaturas atuais não estiveram tão altas em 80% do tempo desde o início da civilização humana. Os pesquisadores combinaram registros de temperaturas pré-históricas de 73 lugares diferentes do mundo para contar as temperaturas da Terra dos últimos 11.300 anos. O estudo saiu na última edição da revista científica Science. O trabalho foi coordenado por Shaun Marcott, e realizada por equipes das universidades do Estado do Oregon e de Harvard, nos EUA. Eles analisaram registros de várias regiões do mundo. Alguns são estudos de sedimentos no solo. 
Outros são avaliações a partir de fósseis de pólen. Há estudos a partir de amostras de gelo antigo em geleiras das montanhas ou nos polos. O histórico mostra que, desde o fim da era glacial, houve um longo e gradual aumento de temperatura por cerca de 5 mil anos. Depois o calor se estabilizou. Em seguida, houve um período de resfriamento também longo e gradual. Até cerca de 200 anos atrás. Então, as temperaturas começaram a disparar para o alto. A reconstituição mostra que a temperatura das últimas décadas é uma das mais dos últimos 11.300 anos. Esse período é chamado de Holoceno, ou Antropoceno. Começa com o fim da última era glacial. Marca o tempo de existência da nossa civilização humana. Continue lendo essa interessante matéria AQUI. 
Lá vou eu: O reflexo desse estudo pode ser sentido "na pele" em Camocim. E olha que a cidade tem a vantagem de ter uma brisa constante. A verdade é que o calor está ficando cada vez mais insuportável, maltratando sobretudo, idosos e crianças. Haja água para hidratar. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:02h
Com informações da Revista Época