O Governo do Estado do Ceará, através da 16ª Coordenadoria de Saúde de Camocim, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizará nesta terça-feira (04), a partir das 08:00h, no Auditório da Escola Profissional, a I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas. O objetivo do evento é fortalecer as Políticas Públicas sobre Drogas no Estado. O evento terá uma palestra da Coordenadora, Dra. Socorro França (foto). O público é composto por prefeitos, secretários municipais, Câmaras Municipais, entidades religiosas, escolas, Câmara de Diretores Lojistas, Conselhos Tutelares e de Direito, juízes, promotores, defensores, delegados, comunidades terapêuticas, e entidades relacionadas com a temática “Drogas”.
De acordo com Socorro França, o evento tem pautado muito bem o tema droga que era na realidade um tabu para as famílias brasileiras. “O importante do evento é que não fica só na reunião, porque se efetiva através da assinatura do termo de compromisso, que tem como tema a prevenção, atenção e a reinserção social”, enfatiza.
Ao todo, serão realizados 22 encontros, nos municípios sede das Coordenadorias Regionais da Saúde do Estado (C.R.E.S), envolvendo os 184 municípios do Ceará.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 5.565 municípios. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios – CNM realizada em 2011 confirma que o consumo do crack se alastrou por todo o país. Esta pesquisa contou com a participação de 4.400 municípios e revela que o crack está em 98% das cidades brasileiras ocupando o lugar do álcool em pequenos municípios e na zona rural. No Ceará, dos 184 municípios, 117 foram pesquisados. O crescimento do tráfico e uso do crack por ser “mercadoria de baixo custo”, também está associado ao fator econômico, o que tem favorecido este comércio ilícito.
Postado por Tadeu Nogueira às 20:27h
Com informações do Governo do Ceará