Você já comeu uma Crassostrea? Não? Pois você não sabe o que está perdendo. Eu só fui saber que comia muitas "Crassostreas" quando conheci o 'Farofa". Foi ele que disse que esse é o nome científico da Ostra. Nesse dia fiquei sabendo diversas outras curiosidades científicas sobre a ostra, enquanto devorava algumas junto com minha tropa.
Pois é, e tudo através do Farofa, essa "figura" que circula entre as barracas da Praia das Barreiras, muitas vezes invisível para alguns, vendendo ostras fresquinhas em seu isopor.
Enquanto vende, Farofa, com seu linguajar próprio, e extremamente simples, dá uma aula sobre o produto que ajuda em seu sustento. Além de vendedor de ostras, ele é pescador, e seresteiro. Nascido em Barra Grande, no Piauí, Farofa é mais um personagem que vive de forma decente, e ainda detém um conhecimento adquirido pelo dom de escutar informações úteis, para repassar, claro, aos que quiserem ouvir. Espero encontrá-lo novamente esse final de semana para terminarmos o capítulo em que ele falava da criação de ostras em cativeiro. Farofa vende uma dúzia de ostras por R$ 10,00. Isso incluindo a aula, que é opcional.
Postado por Tadeu Nogueira às 09:34h
Foto: Tadeu Nogueira