quinta-feira, 8 de agosto de 2013

EM CAMOCIM, PRÉDIO DA SEFAZ NÃO CUMPRE LEI DA ACESSIBILIDADE

Um decreto federal que determina que prédios públicos sejam acessíveis a pessoas com deficiência a partir de junho de 2007 vem sendo descumprido por municípios, Estados e a União. Em Camocim, entre tantos prédios que afrontam a Lei da Acessibilidade, e o tal decreto, um dos piores exemplos, em total desrespeito a portadores de deficiência, vem da Sede da Secretaria da Fazenda. 
Para piorar a situação de quem precisa comparecer ao prédio, o atendimento ao público é feito no primeiro andar, sendo que o acesso, através de uma porta estreita, se resume a dois degraus, que ficam a menos de 2 metros do início da escada. Além da falta de acessibilidade, a SEFAZ em Camocim mantém uma placa enorme, que atrapalha a visão de motoristas e motociclistas, e compromete o direito de ir e vir dos pedestres, incluindo, novamente, os com deficiência, sobretudo, visual. 
Essa denúncia da placa foi publicada no blog em 19 de Abril de 2010 (AQUI), mas o órgão preferiu fazer "ouvido de mercador", como provavelmente fará com mais essa denúncia. Curiosamente, apesar da gritante afronta à lei, nenhum órgão fiscalizador parece se importar com o constrangimento causado pela falta de acesso aos portadores de deficiência, deixando que o público escolha entre omissão ou conivência tal comportamento. Com a palavra, os citados. A Sefaz em Camocim está localizada na Rua José de Alencar, 54, Altos, ao lado do banco do Brasil. Tel: (88) 3621-6481. Em Camocim, o órgão atende ainda os municípios de Granja, Barroquinha, Chaval, Martinópole, Moraújo, Senador Sá e Uruoca. 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:25h 
Foto: Tadeu Nogueira