terça-feira, 1 de outubro de 2013

CONGRESSO INICIA "OUTUBRO ROSA" PRIORIZANDO PROJETOS DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

Nesta terça-feira (1°), o Congresso Nacional deu início a sua participação no Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, durante solenidade realizada na sala de audiências da Presidência do Senado. Na ocasião, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciou que vai dar prioridade em outubro para a votação dos projetos que tratam do combate ao câncer de mama.
Dentre as propostas que vão ter atenção especial do Senado estão o PLS 406/2011, que prevê o acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento por mulheres portadoras de deficiência e o PLS 352/2011 – aprovado na Câmara dos Deputados, já voltou ao Senado – que determina a inclusão de medicamento de uso oral contra o câncer nas coberturas obrigatórias dos planos de saúde para permitir tratamento em casa. Ambos são de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS). 
Segundo os dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o índice de novos casos de câncer de mama no nosso país passou de 75% em 1975 para quase 89% em 2012. Para 2013, infelizmente, são esperadas 52.680 novas ocorrências, conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer –  lamentou Renan.
Postado por Tadeu Nogueira às 19:08h
Com informações da Agência Senado