sexta-feira, 18 de outubro de 2013

EU NUNCA FUI "CAMOCINENCE"

Sendo filho de Camocim, bairrista declarado, sempre fico irritado quando vejo a forma como algumas pessoas escrevem o nome da cidade, ou até mesmo pronunciam. Sobre isso já vi de tudo, desde cantor que do alto do palco solta um "....Alô Camocienses...Bracinhos pra cima (coisa ridícula)", até caracteres de matéria de televisão, que "taca" vez por outra "Camucim" ou até mesmo "Cambuci". Em plena era do Sr. Google, encontrar esse tipo de erro tosco é intolerável, sobretudo quando o erro vem de onde não deveria. Recentemente a empresa responsável pelo marketing e comunicação da Prefeitura de Camocim, lançou uma revista com as principais ações da administração municipal. 
Tudo muito chique, papel de primeira, mas o conteúdo, que no meu entender, é o principal, já começa irritando. A capa traz a seguinte frase: "Trabalhando para ver sempre um sorriso no rosto do cidadão camocinence". 
Aí eu pergunto: O que diabo é "camocinence"? Eu nunca fui isso. Quem vai sorrir pra isso? Eu fico imaginando é que essa frase deve ter sido criada, e depois debatida, discutida, modificada, e após várias horas de "relevante" discussão em torno do tema, até porque iria para a capa da tal revista, foi batido o martelo. E nesse tempo todo, nenhuma das mentes avantajadas, com currículos invejáveis, atentou para o fato de que, segundo o gentílico (classe de palavras que designa um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento ou residência) de Camocim, quem nasce na cidade é chamado de Camocinense, com S no final, e não com C, como está sendo apresentado ao público em geral. 
O meu medo, mas tenho quase certeza que isso vai acontecer, é que a vergonha ultrapasse os "muros" da cidade, já que é bem capaz de distribuírem essa revista em eventos onde a cidade esteja sendo representada. E não adianta alguém ficar com raiva do que escrevo, porque é tempo perdido. Transformem a raiva em competência que é muito mais produtivo para todos. Se um erro desse tipo fosse um grotesco "Sobralence", o aviso prévio chegava no mesmo dia, via WhatsApp. 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:39h