sexta-feira, 15 de novembro de 2013

COISA DA YLA

SOBRE A EDUCAÇÃO...
Acho sinceramente que toda essa metodologia moderna de uma “educação de qualidade” não está servindo de muita coisa (isso no que concerne ao ensino público). No passado chegávamos à alfabetização lendo e escrevendo; hoje as crianças chegam ao 2º ano sem saber escrever o próprio nome. 
Tudo bem, vão falar que a criança deve seguir seu ritmo, mas, que ritmo é esse, onde com seis anos não consegue juntar sílabas e formar frases bobas, como por exemplo “o rato roeu a roupa do rei de Roma?" Parece algo simples, mas, na prática, é tudo tão diferente!
Quando estudava ainda nos jardim I, II e alfabetização, a cada ano, era uma tia diferente e nem por isso deixei de aprender. Hoje o estudo nas séries iniciais, não permite quebrar esses paradigmas. Acredito que alguns métodos deveriam voltar e urgente! O que tem demais, uma criança encontrar uma “tia” a cada série? O que tem demais essa criança, ter contato com ensino e aprendizagem diferentes? Mesmo, sem estar na sala de aula, deparo-me com cada aberração gramatical, que fico imaginando, se essa criança ou adolescente, realmente chegou a ir à escola. Culpa da modernidade? Será mesmo? Será que as tecnologias existentes estão ultrapassando as metodologias empregadas pelo professor em sala de aula? 
Quem nunca encontrou estilo de “agente fomos para praia”? Ou “eu tenho menas grana que meu amigo”? “Morrão seus idiotas”! (Quem escreve isso, já deveria está morto mesmo, para não “encomodar). “Concerteza”, quem escreve essas pérolas, deveria ir à biblioteca pública, ler alguns livros para melhorar seu aprendizado! E sem dúvida alguma, essas pessoas nos representarão no futuro. Que futuro é esse? Futuro de analfabetos? Ou um futuro de analfabetos funcionais? Urge investimentos na educação para extirpar o analfabetismo funcional! Não adianta mudar grades curriculares ou executar projetos mirabolantes, se não houver continuidade!
Sinceramente, esse contexto de ensino/aprendizado baseado em recursos técnicos e tecnológicos, com instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento de uma educação básica de qualidade; é só mais uma teoria para “encher linguiça” e criar pseudos resultados...! Porque a prática está muito longe de ser toda essa maravilha! A prática da educação pública no Brasil, está muito aquém das estatísticas expostas na mídia, está muito aquém das fantasiosas matérias expostas em outdoors! Enfim, somos um país de fantasia, vivendo de teorias e nada de resultados.
Enquanto isso, vamos batendo palmas e acreditando que as “bolsas disso e daquilo”, resolvem num estalar de dedos todos os problemas. Resolve sem dúvida alguma, os problemas de nossos políticos, que vão calando nossas bocas com suas esmolas e sorrisos falsos. Enquanto isso, vamos vivendo uma realidade educacional, cada vez mais alienada, onde o professor não tem voz e nem vez, transformando a tão sonhada profissão de professor, em algo quase extinto! Viva o Progresso! 
Beijos mil, 
Ayla Sousa 
Conheça AQUI o Blog Coisas da Yla