quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A VIDA QUE EU RECOMENDO


PRESERVANDO A VIDA
"A Vida que Eu Recomendo" significa bem estar, saúde, lazer, práticas esportivas e ecoturismo, mas sobretudo, nossas recomendações buscam apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do homem e sua relação com o meio ambiente. Pensando nisso, a partir de hoje dedicaremos algumas matérias desta coluna semanal para mostrar também exemplos de quem vem aproveitando o nosso litoral de forma responsável e sustentável.
No último domingo, dia 01 de dezembro, por exemplo, um grupo formado por estudantes e pesquisadores (biólogos, zootecnistas, turismólogos e pedagogos) resolveram iniciar algumas atividades sobre o registro e monitoramento das tartarugas marinhas que "passam" por aqui, visando localizar animais encalhados nas praias de Camocim. A equipe veio do estado do Piauí e pertence ao projeto TANAILHA (Tartarugas na Ilha) da ONG CIA (Comissão Ilha Ativa). 
A primeira visita ao litoral de Camocim foi realizada numa faixa de areia de apenas 5 km, entre a Praia do Farol e a Praia do Olho D'água, e os pesquisadores já puderam registrar 04 tartarugas e 01 golfinho mortos, todos em estado de decomposição avançada. Este número de possíveis encalhes e consequentes mortes de animais marítimos em um trecho tão pequeno deixou a equipe mais preocupada ainda com a nossa região, que receberá várias visitas desses verdadeiros guardiões da natureza. 
O projeto está em busca de parceiros locais que apoiem a viabilização e a intensificação das pesquisas, que ainda envolverá o litoral de Barroquinha e os estuários dos rios Timonha e Ubatuba, na divisa do Ceará com o Piauí. Segundo a coordenadora do projeto, a bióloga Kesley Paiva, o registro das ocorrências de encalhes são de fundamental importância, pois ajuda a entender as possíveis causas, determinar as espécies, identificar a utilização da área (alimentação ou reprodução), bem como conhecer aspectos da bioecologia dos animais, o que auxiliará na elaboração de estratégias de conservação.  
"No Brasil, cinco são as espécies de tartarugas marinhas que utilizam a costa para alimentação e reprodução. São elas: tartaruga-verde, tartaruga-de-pente, tartaruga-oliva, tartaruga-cabeçuda e tartaruga-de-couro. Todas estão ameaçadas de extinção. Isso se deve a um conjunto de fatores, como a poluição, doenças, abate de indivíduos, degradação dos habitats de alimentação e reprodução, dentre outros", disse Kesley.  
A próxima visita do grupo, que conta desde já com o apoio do Blog Camocim Online e do Grupo A Vida que Eu Recomendo, será no dia 15 de dezembro, novamente na Praia do Farol. Recomendamos a todos os nossos seguidores a pegarem carona nessa ideia e aproveitarem estas férias para curtir nossas praias de forma responsável. Pra quem se interessar em apoiar o projeto, segue o link da ONG CIA (AQUI), ou entre em contato com a gente na nossa fan page (AQUI). Participe você também, pois pensar no meio ambiente significa em primeiro lugar saber dimensionar a nossa presença no planeta, avaliar o nosso comportamento e adequá-lo à uma dinâmica útil para a humanidade e para a natureza. Pense nisso! 
Veja mais fotos AQUI
Recomendado por Gerfeson Vasconcelos