As chuvas deverão demorar a chegar no Interior do Estado do Ceará neste ano, mas haverá bom período invernoso. Esse foi o diagnóstico apresentado pela maioria dos profetas e profetisas da chuva no tradicional Encontro dos Profetas da Chuva, realizado no município de Quixadá, no Sertão Central. Para a maioria dos cientistas populares reunidos no sábado (11) pela manhã no Parque de Exposições da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece), no caminho do Açude Cedro, o agricultor não deve se desesperar neste ano de 2014, e os açudes do Estado receberão boa carga d'água.
Apesar do otimismo de 14 dos 28 participantes desta edição do Encontro, e de outros oito observadores apontarem o período como regular, prevalecendo a previsão favorável, superior aos 80%, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, convidado e homenageado pela organização do evento, ressaltou a preocupação da presidente Dilma Rousseff com a possibilidade de prolongamento da seca na região Nordeste.
O Pesquisador Luiz Gonzaga (foto) representou mais uma vez Camocim no encontro. Segundo Luiz, teremos inverno, mas nada acima do normal. Em conversa com o Ministro da Integração Nacional, o pesquisador pediu que a obra de transposição do Rio São Francisco fosse acelerada, para que seja concluída até o final do mandato da Presidente Dilma, em Dezembro de 2014. Como resposta, Francisco Teixeira disse que tem 8 mil homens trabalhando na obra, e que tudo será feito para sua conclusão.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:00h
Com informações do DN