terça-feira, 28 de janeiro de 2014

VOCÊ SABIA? TRABALHADOR CAMOCINENSE PODE PEDIR REVISÃO DO FGTS

Boa parte dos trabalhadores camocinenses que tiveram algum saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) entre os anos de 1999 e 2013 podem pedir revisão dos valores depositados na Justiça. A diferença do valor pode chegar até quase 90% em muitos casos. O  FGTS pode ser recalculado devido ao índice que a Caixa Econômica Federal tem utilizado para fazer as contas do fundo. A Caixa utiliza a Taxa Referencia (TR) para calcular a garantia e não pode atualizar conforme os índices de inflação. 
O problema é que a taxa é mais baixa que a inflação dos últimos anos.  O valor diferencial de quem já sacou o FGTS será depositado posteriormente quando um novo saque for realizado. Para pedir o recálculo, o trabalhador precisa buscar a Justiça através de suas entidades de classe representativas, da Defensoria Pública da União (DPU) ou, em causas individualizadas, através de um advogado. 
A DPU já sinalizou que pretende ingressar com uma ação civil pública contra a Caixa para que o FGTS de todos os que tiveram saldos entre 1999 e 2013 seja corrigido pela inflação. Para pedir a revisão, é necessário apresentar documento de identificação pessoal; comprovante de residência; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); extrato do FGTS; e carta de concessão do benefício, para os aposentados.
Postado por Tadeu Nogueira às 09:23h