Logo na manhã desta sexta-feira (21) notei que havia sido marcado no facebook com uma foto que destacava a traseira de uma ambulância da Secretaria de Saúde de Camocim. Na legenda da referida foto, tirada às 16:30h desta quinta-feira (21), cujo perfil pertence à Marisa Carneiro. Segue o texto (original) escrito por ela:
"Hj
indo fazer curso em Massapê encontro uma moça acidentada na estrada próximo a
Mumbaba e fui prestar socorro, no momento passou a ambulância de Camocim e pedi para levar a vítima e o motorista disse que não levaria pq
estava com pressa!!!
Acho que o motorista não deveria trabalhar com
pessoas, pois o mesmo não tem um pingo de sensibilidade!!! Vergonha de
presenciar o que vi hj, uma ambulância sonegando prestar socorro!!! Ambulância
sentido Camocim a Sobral por volta de 4:30 da tarde passando em Mumbaba!!!"
Bom, de imediato, tentei imaginar o motivo que levaria alguém deixar de prestar socorro a alguém, simplesmente por deixar, por omissão. A Marisa fez o certo, ao prestar socorro, ao tirar a foto, utilizando a internet para externar seus pensamentos. Isso é jornalismo cidadão. Acontece que existe um imediatismo nas redes sociais, algo que faz com que várias opiniões sejam expressadas de forma rápida, com lastro de emoção. Por isso, fiquei curioso sobre o tal motivo da suposta omissão.
Entrei então em contato com o Secretário de Saúde, Márcio Pereira, mostrei o texto, a foto, e solicitei que ele apurasse o caso e retornasse com uma posição do órgão sobre o fato. Pouco mais de meia hora depois, ele enviou a seguinte resposta:
"Ao sabermos do ocorrido, entramos em contato com
o Motorista que conduzia a ambulância. Inicialmente queremos ressaltar que o condutor Luciano é um
servidor altamente prestativo e com uma força de trabalho exemplar. O mesmo nos
informou que não parou para socorrer a vítima pelo fato da ambulância já estar com um paciente e com um acompanhante, o que impossibilitaria o socorro da
vítima. Reforçando que todos os nossos motoristas são treinados e autorizados
para socorrer pessoas acidentadas durante o trajeto".
Confesso que imaginei que o motivo fosse esse, já que o trajeto estava sendo feito entra Camocim e Sobral. Mais uma vez deixo claro a importância solidária e cidadã da Marisa Carneiro, e por fim, fica o agradecimento pela rapidez da resposta por parte do Secretário de Saúde.
Postado por Tadeu Nogueira às 13:18h
Foto: Marisa Carneiro