quinta-feira, 13 de março de 2014

A VIDA QUE EU RECOMENDO

PEDALAR É PRECISO...
Mais que uma brincadeira de criança, mais que um exercício físico para adulto, pedalar nas "magrelas" é considerado por muitos um estilo de vida e vem se tornando uma nova forma de viver a cidade, experimentar a natureza e perceber o mundo lá fora. Além de serem utilizadas como transporte, como brinquedo ou para atividades físicas, a bike passou a ser vista por uma legião de fãs como instrumento de aprendizagem de uma nova maneira de viver a vida, em especial para as pessoas que resolveram sair da rotina inerte estimulada pela "era virtual". 
É bastante comum encontrar ciclistas nas ruas e áreas de lazer de municípios menores, mas são nas cidades grandes que o número de pessoas adeptas ás pedaladas como estilo de vida, cresceu de forma intensa, ao ponto de muitos passarem a substituir seus automóveis pelas bicicletas em percursos diários, e cada vez mais, gestores estarem sendo cobrados para implantação de ciclovias. As bikes estão proliferando nos grandes centros e com isso o conceito de mobilidade sustentável vem tomando muito destaque na atualidade. 
Segundo a OMS quem usa a bicicleta no seu dia a dia melhora a sua qualidade de vida, combate o sedentarismo e diminui a poluição emitida pelos carros. Em alguns países europeus, cerca de 30% do deslocamento urbano é feito de bicicleta. Essa "febre" se deve pelo reconhecimento dos benefícios físicos e emocionais da pedalada, que contribui muito para a qualidade de vida de quem pratica. Bicicleta passou a ser visto como um "brinquedo" para a vida inteira, pois pode proporcionar saúde e bem estar em qualquer faixa etária. 
Como atividade aeróbica, gera perda de peso, ajuda a equilibrar a pressão e os níveis de triglicérides. Também trabalha equilíbrio e confiança, além de relaxar e combater o estresse. Por não causar tanto impacto nas articulações, oferece menos riscos de lesões do que a corrida. A pedalada quase não tem restrição, pode ser uma alternativa de atividade física para pessoas que estão acima do peso, mas deve ser sempre praticada com bom senso e na medida da forma física de cada um. É um exercício que pode ser realizado individualmente ou em grupo. 
Em Camocim a galera da bike costuma formar alguns pequenos grupos independentes no meio da semana que durante a noite seguem pedalando no trecho de asfalto compreendido entre a entrada da cidade e o final do calçadão da beira mar, na Praia das Barreiras. Já nos finais de semana, é comum alguns se aventuram um pouco mais e seguirem um percurso mais radical, chegando até ás praias mais distantes da cidade a partir de trilhas traçadas em meio ao visual deslumbrante que a natureza local oferece. 
Nossa recomendação da semana é que você tire aquela bicicleta encostada da garagem ou adquira uma bike mais moderna para adentrar no mundo dos pedais. Ás vezes passamos boa parte do nosso tempo distraídos com papéis sociais e nos alienando com novas formas de lazer virtual, e acabamos esquecendo do significado principal de viver, que "estar presente". Quem pedala vive menos em estado de distração e mais em estado de diversão e de interação com o mundo à sua volta. Experimente e recomende também aos amigos!
Recomendado por Gerfeson Vasconcelos
Curta AQUI a Fan Page do grupo