sexta-feira, 25 de abril de 2014

A VIDA QUE EU RECOMENDO

NA ONDA DO SUP
Remar, exercitar, relaxar e se inspirar, são verbos bastante conjugados e postos em prática por quem entra para o mundo do SUP, o Stand Up Paddle, uma modalidade do surf que vem se tornando cada vez mais popular entre os adeptos dos esportes em contato com a natureza e que já virou febre nos verdes mares, rios e lagos nordestinos. É um esporte bem simples, uma prancha, um remo e a natureza. Basta remar em pé em cima de um pranchão que você já está praticando o stand up paddle, considerado por muitos, mais que uma prática esportiva, um estilo de vida a ser seguido.  
A origem do SUP está diretamente ligada ao surf, pois relembra uma maneira muito antiga de se praticar o esporte. Antigamente os professores e mestres que instruíam seus grupos em como surfar, se mantinham em pé nas pranchas, apoiados com um remo, com o intuito de terem uma melhor visibilidade dos movimentos dos alunos. A popularidade do esporte moderno de remo em pé tem sua origem nas ilhas havaianas, onde passou a ser reconhecido como um desporto aquático no qual o praticante em pé numa prancha , usa um remo para se mover através da água.  No Brasil o SUP foi inicialmente praticado nas praias do rio de Janeiro e São Paulo, e a partir daí se expandiu para todo o país. 
O importante no stand up paddle é você trabalhar os membros inferiores e superiores, adquirir hábitos saudáveis, curtir o mar, o lago e observar a natureza. É um exercício que melhora o condicionamento físico e treina o equilíbrio, além de ser uma ótima terapia. Inicialmente pode ser praticado de joelhos, em águas calmas (flats), para assim ganhar mais confiança, e após isso, os pés são colocados ao mesmo tempo um ao lado do outro para a pessoa ficar em pé. Com o tempo e a experiência adquirida, o SUP já pode ser realizado no mar com ondas que serão surfadas com o apoio de um remo apropriado. 
Além de algumas variantes criadas apenas para o lazer, como o SUP Yoga, onde os movimentos do Yoga são praticados em cima do pranchão, o SUP também apresenta diversas modalidades de competição. As principais são: a SUP Surf, também conhecida como SUP Wave, que une as habilidades do surf clássico e moderno com o uso do remo. Pela sua dificuldade, ela possui menos praticantes no Brasil, mas, por outro lado, existem brasileiros se destacando no cenário mundial; e a SUP Remada, que é a modalidade que mais cresce em águas brasileiras. Além de ser mais fácil de se equilibrar na prancha, ela pode ser praticada em lagoas, rios e mares com águas calmas. Sua prática consiste em ficar de pé em cima da prancha e remar pequenas ou grandes distâncias. Seja lá qual for a modalidade ou variante praticada, os benefícios como uma maior resistência muscular e cardiovascular, e principalmente, o contato com a natureza são as principais "desculpas" que levam as pessoas aderirem à prática com tanta empolgação. A prática de uma atividade física ao ar livre e em um ambiente agradável, como a praia, é um dos maiores benefícios do esporte. Se você ficou curioso pra experimentar, mas tem receio de se arriscar, saiba queo esporte não requer habilidades tão grandes assim. Por ser uma atividade bem simples, na primeira vez o praticante já consegue subir na prancha e dar suas primeiras remadas, o que gera uma sensação de prazer e liberdade. Experimente!
Veja mais fotos AQUI.
Recomendado por Gerfeson Vasconcelos
Curta AQUI a Fan Page do grupo