"Os policiais civis do Estado do Ceará estão usando munição vencida". A afirmação partiu do Presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará, Gustavo Simplício, durante entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (28), à Rádio AM do Povo. Segundo ele, o prazo de validade da munição dentro da embalagem chega a 10 anos, mas fora dela, é de apenas 6 meses. "Nossos policiais estão com munição vencida há mais de um ano, colocando assim em risco suas vidas, já que a probabilidade da arma travar é grande. E isso acontecendo, ele vira um alvo fácil", disse Gustavo. Ainda segundo ele, duas falhas causadas por esse problema já ocorreram em 2014, sendo que a sorte dos policiais foi devido ao grande número de colegas que estavam em volta, que garantiram a cobertura.
Ele disse ainda que a Superintendência de Polícia Civil teria afirmado que qualquer policial pode efetuar a troca da munição de 6 em 6 meses, mas que isso não procede. Para desmentir a Superintendência, o sindicalista anunciou que a categoria vai fazer um movimento na próxima sexta-feira (30), em frente ao prédio do órgão, onde será requisitada a tal troca de munição.
Lá vou eu: Se o sujeito com a arma perfeita, munição em dia, já fica difícil lidar com a bandidagem, "facidé" com a munição vencida, e pior, com o bandido sabendo disso. Se continuar assim, o jeito vai ser apelar para o "jeitinho cearense", portando uma "baladeira" por precaução.
Postado por Tadeu Nogueira às 11:00h