sábado, 31 de maio de 2014

O BRASIL TEM UMA DÍVIDA DE GRATIDÃO COM JOAQUIM BARBOSA

Guardo uma profunda admiração por este brasileiro chamado Joaquim Barbosa. O exemplo que este homem deu ao Brasil certamente seria punido com a própria morte em tempos passados - se é que não planejam, dizem as manchetes. Ao querer fazer Justiça, simplesmente isto, Barbosa iniciou uma verdadeira batalha com os verdadeiros inimigos do país. E venceu. 
Minha estima pelo juiz Joaquim Barbosa vem da sua história de vida, de sua conduta, de seus exemplos à frente da carreira. Quem não guarda a mesma consideração, fatalmente deve considerar outros fatores desimportantes, por mero preconceito ou razões políticas. Eis a diferença entre os que o respeitam e os que o odeiam. Confesso que fiquei frustrado com sua saída do Supremo Tribunal Federal, mas até nisso, Barbosa soube dar exemplo. Mesmo antes de se tornar ministro, defendia uma permanência razoável dos ministros no STF, para que a outras pessoas também fosse dada oportunidade. 
Enfim, de novo ele honrou a seus princípios. Em meio a uma Sociedade em crise, em todos os sentidos, um negro vindo de família pobre do interior, símbolo de superação, veio ensinar ao país verdadeiras lições de moral e respeito ao povo. O Brasil tem uma dívida de gratidão com Vossa Excelência, Joaquim Barbosa.
Artigo enviado por Roberto Fernandes, servidor público e graduando em Administração Pública pela Universidade Federal do Ceará.