terça-feira, 20 de maio de 2014

SOBRE CAMOCIM...E A RUA ZEFERINO VERAS

Não tenho certeza, mas, a Rua Zeferino Veras parece ser a menor de Camocim, pelo menos na região central. É nela que mora o nosso blogueiro pioneiro Tadeu Nogueira que de vez em quando, cansado de esperar pela limpeza pública manda alguém capinar quase metade dela, ou então espera pela procissão de Corpus Christi, quando a mesma recebe uma limpeza completa. Mas quem foi Zeferino Veras? Se o nome foi dado em homenagem a Zeferino Ferreira de Veras, transcrevemos abaixo um resumo de seus dados biográficos, enquanto Camocim não adota uma lei de emplacamento que traga aspectos históricos dos nomes homenageados em suas ruas e logradouros: 
Nasceu a 6 de Abril de 1834 na antiga fazenda Sobradinho, atualmente território de Camocim, filho de José Benedicto de Carvalho e Dona  Maria Seraphina de Pinho Pessoa. Aos 16 anos tornou-se sócio do pai numa casa comercial em Viçosa, mas, já aos 17 se estabeleceu por conta própria. Em 1858 foi nomeado Coletor das Rendas Gerais de Viçosa, cargo que exerceu até 25 de Junho de 1870. Ainda em Viçosa foi também tabelião interino. Mudou-se para Camocim em 1871, onde estabeleceu-se com propriedade agrícola. Foi eleito em 1878 vereador da Câmara Municipal de Granja e em 1882 vereador da Câmara Municipal de Camocim, vice-presidente desta por ocasião da inauguração do município e seu Presidente em diversas eleições seguintes até 1889. 
Foi suplente do juiz substituto de Camocim (1891 e 1893) e Intendente de Camocim (1896 e 1904). Político filiado à escola liberal, como lhe impunham as tradições de família, pois era sobrinho de Pessoa Anta, aceitou de bom grado o regime republicano surgido novembro de 1889.  Em 1891 foi o presidente do diretório eleito para dirigir os negócios políticos da localidade, funções que desempenhou até 1900 quando o partido republicano de Camocim se fragmentou. Faleceu em 14 de Dezembro de 1909, deixando 7 filhos casados e 3 solteiros do seu consórcio realizado em Granja a 22 de Setembro de 1860 com Dona Francisca Fortuna Pessoa, filha do Tenente-Coronel Thomaz Antônio Pessoa de Andrade e Dona Francisca d'Almeida Fortuna Pessoa.
Carlos Augusto Pereira dos Santos
Historiador
Conheça o Blog do Colunista AQUI 
Fonte: Diccionário Bio-bibliográfico Cearense-Barão de Studart