terça-feira, 26 de agosto de 2014

DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM MARTINÓPOLE CAUSA ESPANTO E REVOLTA

MUNICÍPIO ESTÁ SOB 
RACIONAMENTO E RESERVATÓRIO 
CONTA COM APENAS 7% DA CAPACIDADE  
O município de Martinópole foi incluído na semana passada na lista das cidades que terão racionamento d'água. A medida teria sido tomada pela Companhia de Água e esgoto no Ceará (Cagece), órgão gerenciador do serviço, e pelo Comitê Integrado da Seca. Isso no papel. A realidade é outra, e bem pior do que se imagina. 
Na verdade, segundo relato de um morador repassado na tarde desta segunda-feira (25) ao blog, o racionamento não começou ainda, não há nenhum tipo de campanha esclarecendo a gravidade da situação, pedindo que as pessoas poupem água, por exemplo, e pra acabar de lascar, em pleno centro de Martinópole, todo santo dia o desperdício é visível, como mostra a foto tirada pelo blog, quando homens, provavelmente funcionários municipais, cumprindo ordens, é claro, passam a aguar a grama novinha da Praça da Matriz, recém-reformada, enquanto a população sucumbe à sede, principalmente na zona rural da cidade. 
A mangueira escorre o líquido mais do que precioso entre 15:30h e 18:00h, segundo populares. Para se ter uma ideia do colapso existente, o  Ceará está com o mais baixo volume do ano nos reservatórios de água, em seu terceiro ano seguido de estiagem. O Açude Martinópole, ou Bom Jardim, como chamam por lá, responsável por levar água aos Martinopolenses, atualmente está com apenas 7% de sua capacidade, enquanto que a média do estado, que já é péssima, chega a 28%. Por outro lado, há quem se beneficie com toda essa desgraça, e claro que são os políticos, que em época de campanha, sabem como ninguém transformar seca, sofrimento, dor, e fome, em votos. E viva a praça! 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:19h
Foto: Tadeu Nogueira