Amigos leitores do Camocim Online, no dia 03 de novembro, chegamos em Nottingham, onde participaremos durante duas semanas de um Curso de Liderança Educacional no conceituado National College for Teaching & Leadership, sendo a primeira escola no mundo dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de líderes escolares. Criada em 2000, é uma instituição focada em promover a melhoria da qualidade de ensino e o aprimoramento da liderança educacional.
No dia 04 de novembro iniciamos o curso com uma breve apresentação do trabalho desenvolvido em nossas escolas, em seguida, conhecemos alguns aspectos do sistema educacional inglês. A educação na Inglaterra é um assunto sério, periodicamente a qualidade das escolas é medida com profundidade, assim como os dados quantitativos são monitorados e divulgados pelo governo.
A maioria das crianças britânicas inicia a chamada escola primária aos 5 anos e conclui essa fase aos 11 anos. Seria o equivalente ao nosso ensino fundamental 1. Dos 11 aos 17/18 anos, ela cursa a escola secundária. Seria nosso Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Desde 1992, o OFSTED (Office for Standards in Education – Órgão que mede a qualidade das escolas) avalia todas as instituições de ensino. Há quatro classificações: excelente, boa, requer melhoria e inadequada. As escolas que ficam nas últimas posições viram objeto de acompanhamento e avaliação contínua.
Na última avaliação do PISA, em 2012, eles obtiveram a seguinte classificação: 20º em Ciências, 23º em Leitura e 26º em Matemática enquanto nós brasileiros ficamos em 59º, 55º e 58 º respectivamente. Sabemos que a educação brasileira ainda tem um longo caminho a percorrer, mas temos que realmente colocar a educação como prioridade nacional, foi isso que eles fizeram depois da II Guerra Mundial, na qual o país ficou arrasado. Queridos doutores, por hoje é só.
Postado por Clairton Lourenço (Direto de Nottingham)
Diretor do Colégio Liceu Deputado Murilo Aguiar