terça-feira, 4 de novembro de 2014

SOBRE O SHOW DA TURMA DA PEPPA EM CAMOCIM...

O Show da Turma da Peppa, realizado no sábado (01) no Lions Clube de Camocim, repercutiu mais pela confusão ocorrida antes da apresentação dos artistas, que propriamente pelo próprio show. Diante dos relatos enviados ao blog por pessoas que estiveram presentes ao evento, deu para concluir que, diante da superlotação, houve uma mistura de desorganização por parte da empresa que realizou o evento, e muita falta de educação de boa parte dos adultos presentes. E a conclusão deve ser feita tendo como base o público-alvo, ou seja, as crianças, e não os adultos, que estavam lá apenas como "protetores", como entes responsáveis pelos menores. 
Para começar, o stress partiu da falta de estrutura na entrada, pois ao contrário da área destinada aos adultos em eventos, a área infantil tem que ter um tamanho maior, com mais comodidade, seguranças e orientadores, do contrário eles ficam confusos, mal são vistos, aumentando assim o risco de serem "atropelados" por maiores sem noção de deslocamento e visão periférica. Isso é básico. 
Houve também o agravante do atraso no início do show, algo que estressa a criança pela questão da ansiedade, bem comum nessa faixa etária. De acordo com a organização do evento, havia uma área destinada aos pequenos, área essa que não foi respeitada por alguns adultos, que diante do atraso, "invadiram" esse espaço com a desculpa de que iriam embora com seus filhos. Até aí tudo bem, muitos foram, e agiram dessa forma como instinto de defesa de seus filhos, mas o que acabou acontecendo foi que outros acabaram ficando lá com os filhos, atrapalhando a visão de diversas crianças que estavam educadamente sentadas. Daí a invasão foi maior, o que colocou em risco a integridade física das crianças. Alguns adultos, mesmo com os filhos de lado, aproveitaram, acreditem, para tratar de "problemas pessoais", inclusive incitando a violência. Para essas questões, ou para reclamar do evento, existe a justiça, meus amigos.  
Portanto, da chegada ao local, até o início do evento, o que podemos deduzir foi que houve desorganização, mas também muita falta de educação. O show depois até ocorreu, tendo, inclusive, registros de crianças alegres, depois do susto, atentas à apresentação, e até posando ao lado da Turma da Peppa. 
Enfim, o que é imperdoável disso tudo, e aí cabe uma reflexão, é que crianças caiam no choro diante da estupidez de certos adultos, de uma gritaria absurda, de empurrões e palavrões proferidos em grande escala. Muitos pequenos choraram, boa parte por medo, por se sentirem acuados, e outros como a única forma de protesto possível naquele momento. Faltou, acima de tudo, respeito às crianças. Mais fotos do show AQUI
Postado por Tadeu Nogueira 08:19h
Fotos: Vando Arcanjo