domingo, 28 de dezembro de 2014

NA ESTRADA...COM ERASMO

Domingo, 28 de dezembro de 2014. O ano passou voando para alguns e esse foi meu caso. Ano repleto de desafios, emoções e sonhos, tenho certeza que fiz em 2014 novos e verdadeiros amigos parecidos comigo, principalmente em relação aos sonhos. Também foi um ano de muitas viagens, aventuras, muito estudo e conquistas. Acredito que conquistas sem riscos, são sonhos sem méritos. Ninguém é digno dos sonhos se não usar suas derrotas para cultivá-los.
Uma cidade que sempre representou o “sonho de vida nova” para muitos cearenses é a Terra da Garoa, São Paulo. A maior cidade brasileira, oportunidades mil e gente dos todos os cantos do planeta. Como na virada de 2014 para 2015 estarei nesta cidade, nada mais justo do que o último artigo do ano ser sobre a vida paulistana.
Passagens em baixa temporada custam em média R$ 1.000,00 ida e volta de avião. Se existe um lugar no mundo com mais cearenses depois de nosso estado esse local é São Paulo. Encontramos dezenas em qualquer voo com destino à capital.  São Paulo não pode parar um minuto. O trânsito é cada vez mais caótico, todas as vezes que vou à cidade parece que o trânsito fica mais lento, mas a cidade não para de se mover em velocidade alucinante. Quer oportunidades, ganhar dinheiro, cultura e diversão? Esse é o lugar.
São Paulo é uma indústria de oportunidades para todo mundo que queira criar, realizar e consumir. Trabalho e prazer se confundem, afinal, estamos na capital financeira do país. Antigamente tinham outdoor espalhados pela cidade com a frase: “Fique mais um dia”, recomendava a campanha da secretaria de turismo aos viajantes apressados. Bela estratégia de marketing que funcionava, eu mesmo certa vez aproveitei para ficar mais um dia e conhecer alguns lugares alternativos.
Fins de semana e feriadões são perfeitos para visitar: as diárias dos hotéis baixam e a fluidez do trânsito barateia as corridas de táxi. Janeiro e julho também são meses em que o deslocamento pela cidade é mais tranquilo. Dezembro é a época mais conturbada, por causa das compras de Natal e da São Silvestre.
Os dois eventos turísticos mais importantes são: a Fórmula 1, em novembro, e a Parada do Orgulho Gay, que é realizada no feriado de Corpus Christi. Em abril acontece a festa mais importante da cidade: a Virada Cultural, com 24 horas de shows e eventos.
Alguns dos passeios mais interessantes da cidade estão no Centro: a Pinacoteca do Estado, o Museu da Língua Portuguesa e o Mercado Municipal podem ser combinados numa mesma saída. Vale a pena contemplar o espigão da Avenida Paulista de dois mirantes opostos: o Terraço Itália e o hotel Unique.
Já falando dos presentinhos para amigos: tem para todos os bolsos, desde shoppings mais sofisticados às ruas especializadas em artigos populares: como José Paulino, 25 de Março e Santa Ifigênia.
Na vida noturna, a rivalidade Vila Madalena x Vila Olímpia ganhou um concorrente: o Baixo Augusta, o preferido dos alternativos.
Estou chegando hoje e já vou correndo, correndo mesmo, vou aproveitar para realizar o sonho de correr na Corrida Internacional de São Silvestre. Os quenianos que se cuidem, (risos). Brincadeiras à parte, vou correr, mas somente como uma grande brincadeira de um apaixonado por esportes desde o tempo das aulas do “Tio Evandro”, ai em Camocim.
Erasmo Gomes (Direto de São Paulo)