terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CAMOCIM: ALTA DO VAREJO E TURISMO É DESTAQUE NO DIÁRIO DO NORDESTE

Os comerciantes de Camocim estão cheios de expectativas para o ano que está começando. Animados com o resultado proporcionado pelo período natalino, os diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Camocim planejam ações para continuar com o comércio aquecido.
Segundo o presidente da entidade, Antônio Pessoa Machado, uma das apostas é o "Dia D", evento que envolve toda a classe lojista da cidade, previsto para a segunda quinzena deste mês. A ideia é continuar com o ritmo das vendas e iniciar 2015 com um cenário positivo.
"A ação é similar à campanha do 'Fortaleza Liquida', que acontece na capital cearense. A diferença é que ela ocorre em apenas um dia", ressalta o presidente.
De acordo com Antônio Machado, a campanha "Dia D", realizada em parceria com a Prefeitura, deve incrementar cerca de 15% a mais na economia. O evento superou as expectativas em sua primeira edição, no ano passado. A iniciativa agrada aos lojistas, que já começam o ano otimistas. A comerciante Elenita Vasconcelos, que participou da primeira edição da promoção, por exemplo, informa que o crescimento das vendas no setor girou em torno de 20%.
Nos últimos meses, com a realização de promoções em lojas de diversos segmentos, os comerciantes conseguiram atingir as expectativas de fim de ano. As vendas, estimuladas pelo clima natalino, fizeram com que os lojistas alcançassem um saldo de 10% a mais na economia local.
Anízia Aguiar, proprietária de um mercantil na região, afirmou que as vendas no período sempre superam as previsões, em especial nos dias que antecederam o Natal. No ano passado, ela conta que, no início do mês, as vendas estavam "mornas", mas, após o dia 15 de dezembro, o ritmo deu uma boa acelerada. "Sempre faço promoção no fim do ano para atrair a clientela. Em parceria com outras empresas, nós sorteamos brindes, como geladeira, fogão, entre outros", afirma a lojista.
Outros setores que devem iniciar 2015 em alta são a pesca e o turismo, as duas maiores fontes de renda do município. Isso se deve à grande extensão litorânea de cerca de 60Km de costa. O clima praiano proporciona atividades de extração de sal marinho e pesca, que se tornaram base econômica da cidade, tendo como complemento o turismo.
O presidente da CDL de Camocim reforça o potencial da localidade para o desenvolvimento da indústria pesqueira e do turismo. "A economia vem crescendo e, por consequência, aumentou o fluxo de turistas na região. Neste mês, o movimento foi por conta das férias, o que favoreceu, principalmente, os setores de restaurante e hotelaria. 
O turismo de Camocim é composto por pessoas que buscam lazer em ambientes naturais. O município oferece aos visitantes um tour pelas praias e vilas da cidade por meio de passeios em Buggy ou veículos 4×4. A Praia das Barreiras, a Praia do Maceió, a Vila de Tatajuba, e o translado até a cidade vizinha, onde fica localizada a Praia de Jericoacoara, são alguns dos principais atrativos que fazem parte do roteiro turístico do município. Leia mais AQUI na edição de hoje do DN. 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:00h
Com informações do DN