segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

MORTE DE PEIXES GERA MISTÉRIO E ALERTA EM RIO DA ZONA RURAL DE CAMOCIM

Peixes de variados tamanhos e espécies, como carás, piabas, cangatis e curimatãs, têm aparecido mortos desde a madrugada de sábado (03), no Rio Pesqueiro, cujo leito fica na localidade de Pedra Branca, zona rural de Camocim. Em toda a sua extensão que ainda possui água, que chega atualmente a 2km, milhares de peixes estão sendo vistos mortos nas margens. 
Eles não conseguem respirar, São vistos pulando, desesperados por oxigênio, e logo em seguida morrem. É de causar pena”, disse ao blog o Diretor da Associação de Moradores de Pedra Branca, Antonio Valgnésio, conhecido como “Diné”. Aproveitando a facilidade do pescado fácil, alguns moradores da localidade, e até de Jijoca, município vizinho, têm usado os peixes para vendê-los e, até mesmo, se alimentar, fato que vem causando preocupação na associação, assim como no Departamento de Fortalecimento das Comunidades. 
Segundo Aderaldo Lima, Coordenador do órgão, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável já foi notificada do caso, e deverá seguir ainda hoje com uma equipe para colher uma amostra da água, que se encontra verde e amarga, para uma análise de urgência. Órgãos como SEMACE e COGERH também estão sendo acionados. O Rio Pesqueiro é responsável pelo fornecimento de pescado e água para cerca de mil famílias ribeirinhas. Algumas pessoas que insistiram em comer dos peixes que surgiram mortos tiveram forte diarreia. Outras estão fazendo isso sem saber da origem do pescado. "Até que finalmente seja descoberta a causa dessa mortandade, pedimos que ninguém faça uso do rio, nem para banho, e muito menos para se alimentar dos peixes", apela Aderaldo Lima. 
Postado por Tadeu Nogueira às 12:21h