Existe uma lei municipal em Camocim, aprovada em 2010, que obriga o uso da focinheira em cães de grande porte, em locais públicos, cujas raças são consideradas perigosas, como Doberman, Pastor Alemão, Rottweiler, Pitbull, e outros mais. Acontece que, desde que foi criada, nunca houve fiscalização, nem aplicação da referida lei.
A população então vive à mercê do bom senso de cada proprietário. Mas isso é raro, bastando conferir a quantidade de cães, enquadrados nessa lei, que circulam, principalmente no calçadão da beira-mar, levados por seus donos, com correntes longas e sem focinheira, colocando em risco a vida de quem usa aquele espaço para fazer caminhadas ou tomar banho de mar. Lembrando que já tivemos casos de crianças que foram atacadas violentamente por alguns desses cães em plena praia, nessa mesma situação.
Portanto, já que o poder municipal continua engessado em relação ao problema, pedimos que os donos desses cães sejam sensatos, respeitando a lei, e adotando de vez a focinheira em locais públicos. "Tenho que enfrentar a escuridão, desviar de buracos e fugir dos cachorros pra manter minha saúde fazendo caminhada. Parece piada.", disse um frequentador da beira-mar.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:00h