terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

CHAVAL E MARTINÓPOLE ENTRAM NA MIRA DA FISCALIZAÇÃO DA CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou nesta segunda-feira (2) 60 municípios para fiscalizar a aplicação de recursos federais nos últimos dois anos. Apenas municípios com até 100 mil habitantes participam do sorteio, que é feito nos mesmos moldes dos da Loteria Federal. No Ceará os sorteados são os seguintes: Ararendá, Itapajé, Chaval e Martinópole.
De acordo com o secretário executivo da CGU, Carlos Higino, o foco está nos recursos federais destinados à área social, como saúde e educação. 
“Sabemos que são os recursos que chegam mais próximo da população e que são mais importantes para aquele grau de proteção mais básico”. Segundo Higino, auditores vão até cada um dos 60 municípios e conferem a aplicação de programas como Saúde da Família, Farmácia Popular e Merenda Escolar. 
Ao final da auditoria, as irregularidades encontradas vão para um relatório. Cada relatório é entregue aos tribunais de Contas estaduais e, no caso de crimes de improbidade administrativa, ao Ministério Público. “Os ministérios públicos, tanto federais quanto estaduais, já promoveram centenas de ações com base nos relatórios quando descobrimos desvios mais graves”, explicou.
Postado por Tadeu Nogueira às 16:08h