terça-feira, 24 de março de 2015

GRANJA: FALBE ASSUME, ROSA HELENA "PEITA" TRE E GONY "SOME"

Em Janeiro de 2013, o Ministério Público Eleitoral emitiu um parecer pedindo a cassação do registro da Vereadora Rosa Helena Sales de Brito (PSD), líder da bancada de oposição. O parecer foi assinado pelo Promotor Eleitoral da 25ª Zona de Granja, Breno Rangel Nunes da Costa. 
No último dia 10 de Março de 2015, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), decidiu acatar o pedido, cassando por unanimidade seu diploma, declarando sua inelegibilidade pelos próximos 8 anos, determinando ainda seu afastamento imediato das funções, para que o Presidente da Câmara, Nicanor Angelim, desse posse a Falbe Teles, seu suplente. 
No entendimento dos 6 Juízes do TRE, Rosa Helena foi cassada por uso indevido de uma rádio local para promover sua imagem com nítido intuito eleitoral, conduta essa que teve papel decisivo para desequilibrar o pleito a seu favor. Apesar de ser líder da oposição, membro da alta cúpula do grupo liderado pelo Deputado Gony Arruda (PSD), de acordo com informações obtidas pelo blog, nem Gony, e muitos menos seus advogados de defesa, teriam comparecido ao seu julgamento. 
Como parte do capítulo seguinte dessa história, na última quarta-feira (18), 8 dias depois de ter seu mandato cassado, Rosa Helena compareceu à Câmara Municipal, como se ainda dela fizesse parte, em plena sessão que teria como principal ato, a posse de seu suplente, Falbe Teles. Com um grupo de eleitores a tiracolo, a Ex-Vereadora protagonizou cenas constrangedoras, incompatíveis com sua carreira política, ao tentar, em desobediência à decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral, exercer à força sua função de vereadora, que não mais existe, e impedir, em vão, a posse de seu colega em pleno juramento (foto).  
Já empossado, Falbe Teles completou o quadro de 13 vereadores, o que gerou ainda mais constrangimento à Rosa Helena, já que além de não pertencer mais ao legislativo como representante do povo, já estava sacramentada a posse de seu suplente. Após a posse do agora Vereador Falbe, a sessão foi encerrada pelo Presidente Nicanor Angelim. 
Já sem expediente, com o plenário quase vazio, Rosa Helena continuou discursando de forma exaltada diante de seus eleitores, alegando que podia estar ali, pois havia entrado com embargos de declaração. O que Rosa Helena não esclareceu aos seus eleitores é que embargos de declaração não têm efeito suspensivo, e que mesmo recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, um provável recurso não lhe dará o direito de permanecer no cargo. Além disso, os embargos apenas esclarecem questões, eles não mudam decisões. Sem falar que os dela, no dia dessa lamentável atitude, nem tinham sido ainda apreciados pelo tribunal. 
De tudo isso, dois fatos estão sendo questionados pelos Granjenses nas ruas, esquinas e quintais: Por que Gony Arruda e os advogados de defesa faltaram ao julgamento, e por qual motivo, esse mesmo Deputado Estadual Gony Arruda, líder da oposição em Granja, não manifestou publicamente nenhuma solidariedade à sua aliada desde então. 
Para se ter uma ideia do desprezo dado por ele ao caso, no dia em que Falbe Teles foi empossado, e Rosa Helena tentou de todas as formas ainda permanecer no cargo, "peitando" assim o Pleno do TRE, Gony Arruda postou em seu Facebook uma linha apenas, informando que estava em Granja para os festejos de São José. Já sobre a batalha solitária de sua aliada, travada momentos antes, não escreveu meia linha sequer. Com um aliado assim, só mesmo apelando para o glorioso São José. 
Postado por Tadeu Nogueira às 14:21h
Foto extraída das imagens de Nilo Produções