Foi realizada neste domingo (04), a primeira eleição
unificada para os Conselhos Tutelares
do país. Em Camocim, o pleito aconteceu em clima de tranquilidade na maioria das áreas de votação, espalhadas na zona urbana e rural. Houve registro de filas imensas e atrasos em certos locais, como no Centro de Educação de Jovens e Adultos João da Silva Ramos (CEJA), que recebeu 16 seções, tendo apenas uma urna e um computador para atender os eleitores. O atraso ocorreu por falha no computador, que só foi trocado muitas horas depois, e pelo fato da eleição em Camocim não ter ocorrido com urnas eletrônicas, o que prejudicou no comparecimento dos eleitores, gerando reclamações em massa. A votação foi totalmente manual, sendo que o mesmo não ocorreu em cidades como Granja e Barroquinha, por exemplo.
O candidato Aderaldo Lima (foto) foi eleito em primeiro lugar com 833 votos. Confira o restante dos eleitos (por ordem de votação):
Marta Alves (683); Werônica Feitosa (474); Leilamar Monção (432); Irene dos Reis (394). Aderaldo Lima e Marta Alves são os únicos eleitos que já tinham sido conselheiros.
Os cinco eleitos serão empossados em janeiro de 2016 para um mandato
de 04 anos. Os demais candidatos serão considerados suplentes,
seguindo-se a ordem decrescente de votação, e somente serão nomeados para
possível convocação se houver necessidade de
substituição dos titulares. No total, foram 5.164 votos válidos em Camocim. O processo de escolha foi presidido pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, e fiscalizado pelo Ministério Público.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:00h