segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

JN REPERCUTE ENCONTRO DE PROFETAS DA CHUVA COM PRESENÇA DE CAMOCINENSE

No sertão do Ceará, em Quixadá, no sábado (14), homens simples, do campo, se reuniram, como já fazem há 21 anos, para fazer previsões sobre o período de chuva que começa agora. São chamado de profetas da chuva. As consequências dos cinco anos seguidos de seca estão no sofrimento dos moradores, dos rebanhos e nos mapas da meteorologia. Eles demonstram a abrangência dos estragos, por exemplo, na agropecuária e reservatórios. É a faixa mais escura em todos os estados do Nordeste. 
Mostram também a quantidade de áreas com chuva abaixo da média. A previsão para o período ainda vai ser divulgada, mas já é certeza o que vai ser necessário para mudar o quadro atual.
"A gente teria que ter, por exemplo, um março muito bom, um abril melhor ainda, dois meses consecutivos chovendo acima da média para a gente conseguir recuperar os reservatórios", explica Meyre Sakamoto, da Fundação Cearense de Meteorologia.
No encontro, que tem até cantoria, a maioria dos profetas constatou que, desta vez, os sinais da natureza foram uma mensagem de esperança. Confira AQUI a reportagem em vídeo, com a presença do Pesquisador Camocinense, Luiz Gonzaga, exibida no Jornal Nacional. 
Postado por Tadeu Nogueira às 15:47h