O aumento acelerado do movimento turístico da Praia de Jericoacoara, principalmente após o início do funcionamento do Aeroporto de Cruz, esbarrou na carga de energia ofertada pela Enel.
O sinal vermelho para a situação ficou vermelho de vez durante a semana do Réveillon de 2018, quando vários apagões prejudicaram pousadas e restaurantes da pequena vila.
O transtorno é praticamente imperceptível para quem se hospeda nos grandes hotéis e pousadas. Nesses estabelecimentos, imensos geradores dão conta do recado.
Diante do agravamento do problema, o Prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, solicitou à Enel, ainda no início de 2018, a imediata expansão da carga elétrica da localidade.
No final de agosto, a Enel iniciou as obras. Segundo Elicar Monteiro, Secretário Municipal de Infraestrutura, a Enel está investindo cerca de R$ 30 milhões no aumento da oferta de energia.
"Com apoio da prefeitura, o cabeamento está sendo trocado nas áreas mais necessárias, como na beira da praia, por exemplo e 18 novos transformadores estão sendo instalados em pontos estratégicos", disse o gestor ao Camocim Online. Ainda de acordo com Elicar, a previsão é que o serviço seja concluído em janeiro de 2019.
Caso a obra termine apenas na data anunciada, é possível que Jeri ainda sofra com alguns apagões durante o Réveillon 2019, evento que promete ser o maior e mais lotado de todos os tempos. Caso eles ocorram, os geradores terão que entrar mais uma vez em ação.
Vale lembrar que toda a fiação pública de Jeri é subterrânea.
Postado por Tadeu Nogueira às 11:20h
Foto: Tadeu Nogueira