Pode estar em Camocim uma das soluções contra um dos maiores desastres ambientais ocorridos no Brasil.
Uma emulsão composta por água, óleo, nutrientes inorgânicos, gelatina e surfactantes, produzida pelo professor Edmo Montes (foto), do IFCE, durante pesquisa de doutorado na Universidade Federal de Viçosa (Zona da Mata Mineira), pode ser a solução contra as manchas de óleo que se espalham pelo litoral do Nordeste. A informação é da assessoria de imprensa do Instituto.
A emulsão dupla fertilizada – como é chamado o produto, proporciona a biodegradação de óleo no mar por meio da ação de micro-organismos, principalmente as bactérias. Esse tem sido exatamente o maior desafio dos profissionais e dos voluntários que buscam eliminar as manchas de óleo que têm contaminado o mar do Nordeste há mais de 60 dias, gerando riscos à fauna e à flora marinhas, bem como aos banhistas e às equipes envolvidas na operação de limpeza.
“Tanto o óleo presente na lâmina d’água, quanto aquele que permanece em áreas de mangue e incrustado em rochas, que são de difícil acesso e limpeza, podem ser biodegradados ao se empregar a tecnologia. As emulsões possuem afinidade pelo petróleo, visto que sua superfície é hidrofóbica e, portanto, tendem a permanecer aderidas a ele”, explica o pesquisador, que também é coordenador de Pesquisa e Extensão do IFCE Camocim.
Postado por Tadeu Nogueira às 22:05h
Com informações do Blog do Eliomar de Lima