Se você está sendo difamado no Facebook, Instagram, sites ou em grupos de whatsapp de Camocim ou de qualquer outro lugar do país, com montagens de fotos e vídeos ou mensagens ofensivas, fique atento a algumas dicas abaixo, enviadas ao Camocim Online pelo site especializado em crimes virtuais SaferNet:
1- Salvar as Evidências
Gravar e arquivar o máximo de informações das páginas e mensagens onde o conteúdo foi compartilhado: salvar URLs, tirar prints das telas, arquivar e-mail e guardar conversas trocadas por aplicativos de mensagens.
2- Ata Notarial
Se pretender abrir um processo judicial contra o autor, registrar o material em tabelionato de nota como ata notarial (este é um procedimento feito pelo tabelião que atesta que o material é verídico). No caso de grupos de whatsapp, os administradores também podem ser acionados judicialmente.
3- Denunciar
Faça um Boletim de Ocorrência em uma delegacia próxima, ou se houver em sua cidade, uma delegacia especializada em crimes cibernéticos. Você também pode entrar com uma queixa-crime contra os autores.
Grupo de whatsapp não é terra sem lei. Quem publica ou compartilha mensagens abusivas por apps de bate-papo ou por redes sociais, pode ser responsabilizado tanto na esfera criminal quanto na cível. Em uma esfera, as penalidades são financeiras, como o pagamento de indenização; na outra, a pena pode envolver prisão.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:09h