Pacientes amazonenses com Covid-19 começaram a ser transferidos para outras capitais nesta sexta-feira (15). Em Fortaleza, será o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) que receberá quatro doentes nos próximos dias. A transferência é coordenada pelo Ministério da Saúde.
No estado da região Norte, não há leitos suficientes para atender a demanda de pacientes. O Governo do Amazonas está transferindo os doentes para os seguintes estados: Ceará, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba.
Os doentes serão recebidos em hospitais universitários administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação.
O governador Camilo Santana também se colocou à disposição do Governo do Amazonas para "ajudar naquilo que estiver ao nosso alcance". Em texto publicado nesta quinta-feira (14), o petista disse que ligou para o governador amazonense, Wilson Lima, e se ofereceu para ajudar até mesmo com a falta de cilindros de oxigênio.
Por Tadeu Nogueira
Fonte: Jornal Jangadeiro