Ao todo, 167 municípios cearenses estão em nível de alerta alto ou altíssimo para a Covid-19. Apenas no Cariri algumas cidades têm níveis menos preocupantes. O indicador considera a média dos índices diários das duas últimas semanas epidemiológicas, ou seja, do dia 7 ao dia 20 de fevereiro.
De 20 a 39 anos é a faixa de idade em que se concentra a maioria dos novos casos. Dentre os pacientes internados e com comorbidades, as doenças mais presentes são cardiopatias crônicas e diabetes. Idosos, do sexo masculino e com comorbidades seguem sendo a população que mais morre pela pandemia.
Municípios com maiores taxa de Covid-19: Acarape, Frecheirinha, Crateús, Iracema, Moraújo, Groaíras, Redenção, Quixelô, Tabuleiro do Norte e Varjota.
Municípios com maiores taxas de mortalidade: Orós, Fortaleza, Redenção, Sobral, Crateús, São Gonçalo do Amarante, Massapê, Groaíras, Paracuru, Umirim.
Nenhum dos municípios que compõem a Área de Descentralizada de Saúde de Camocim (Camocim, Chaval, Barroquinha, Granja e Martinópole) figuram nas atuais listas das cidades com maiores taxas de casos e óbitos por Covid-19. Mas isso pode mudar no próximo boletim.
Por Tadeu Nogueira
Fonte: Jornal O Povo / DN