James Bel, eleito prefeito de Martinópole nas eleições de novembro de 2020, teve de volta nesta semana o direito de se candidatar novamente.
Ele havia sido impedido de tomar posse pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julgou procedente uma ação protocolada pelo ex-prefeito Júnior Fontenele, derrotado no mesmo pleito, quando tentava a reeleição. Na mesma decisão, o TSE declarou sua inelegibilidade e anunciou novas eleições no município.
Na ação, Fontenele alegou que James Bel tinha que ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter abandonado o cargo de professor e ter sido demitido após responder a um processo administrativo instaurado por ele, Fontenele.
O Vereador Betão Souza (PP), que assumiu interinamente a prefeitura por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE-CE), recebeu o requerimento de nova análise do processo administrativo e decidiu pela sua anulação, reintegrando em seguida James Bel ao cargo de Professor.
Por sua vez, no âmbito judicial, o Juiz Hugo Gutparakis de Miranda emitiu sentença extinguindo as ações protocoladas contra James Bel. Tais decisões deixam James Bel elegível novamente, com a ficha limpa e pronto, caso queira, para disputar as novas eleições.
Por Tadeu Nogueira