A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim), em parceria com os Humanáuticos, Prefeitura Municipal de Barroquinha e a Colônia de Pescadores, realizou, de 14 a 15 de abril, uma Ação Cívico- Social (ACISO), na Praia de Bitupitá, litoral oeste de Barroquinha, com a finalidade de auxiliar a comunidade pesqueira a solucionar seus problemas mais angustiantes, desenvolvendo o espírito cívico e comunitário do cidadão.
Na ocasião, foram realizados 38 processos de regularização de embarcações, 15 atendimentos para renovação de Carteiras de Inscrição e Registro, inseridos 32 pescadores artesanais no banco de dados de pretendentes a Cursos do Ensino Profissional Marítimo, efetuados 40 cortes de cabelo, distribuídos 10 kits de alimentação à famílias carentes e efetuadas orientações sobre as formas de ingresso na Marinha.
Ainda durante a ação, foram proporcionados 12 atendimentos de Aconselhamento Psicológico, que nos quais, de acordo com o psicólogo voluntário Sérvulo Paulo Chagas, tiveram o intuito de reduzir os riscos na saúde mental com a busca de caminhos, sob a forma de melhorar a qualidade de vida dos pacientes atendidos.
O morador da Praia de Bitupitá, Denilson Torres Veras, aprovou a ação. “É muito importante a iniciativa da Marinha do Brasil de fazer ações sociais, bem como, de trazer seus serviços de regularização de embarcações e habilitações de aquaviários até o nosso Distrito de Bitupitá, pois evita nesse período de pandemia, os longos e difíceis deslocamentos dos pescadores até a sede da AgCamocim. Parabéns a todos”, ressaltou.
A programação incluiu, ainda, ações de conscientização ambiental, orientação sobre as medidas de prevenção e enfrentamento a COVID-19, bem como sobre os cuidados necessários para a realização de uma navegação segura. Com informações da AgCamocim
Por Tadeu Nogueira