O governador Camilo Santana (PT) anunciou no começo da tarde desta sexta-feira, 11 de junho, autorização para retomar aulas presenciais em escolas do ensino médio.
Também haverá autorização para reabrir cinemas, museus e bibliotecas. A liberação não vale para o Cariri, onde a situação é mais grave. Igrejas, templos, academias poderão funcionar com maior capacidade.
Também haverá flexibilização para espaços públicos. O toque de recolher será mantido de recolher de 23 horas às 5 da manhã.
Camilo disse que segue a tendência de queda da procura por atendimento, casos e mortes. A transmissão está estável. O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto, disse que a situação na região do Cariri, sul do Estado, melhorou, mas segue como preocupação, acima das demais regiões do Estado.
A positividade dos exames, segundo Cabeto, caiu em todos os municípios, inclusive no Cariri, mas muito mais na macrorregião de Fortaleza.
"Não é hora ainda de baixar a guarda", disse o secretário. Ele enfatizou que a situação do Ceará é muito diferente de outros estados do Brasil. Com informações do Jornal O Povo
Por Tadeu Nogueira