Das 24 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) monitoradas pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), 12 estão sem pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, de acordo com a atualização nessa terça-feira (13), às 14h. Outras 12 atendem a esse perfil, mas somando apenas 19 pessoas.
O número de UPAs “livres” é o maior desde fevereiro. Nos dias 13 de março e 13 de abril, havia apenas uma unidade sem atender à doença. Em outras, havia sobrecarga, com mais de 30 pacientes sendo assistidos simultaneamente.
A UPA de Camocim está nessa lista. Confira as demais: São Gonçalo, Morada Nova, Aracoiaba, Conjunto Ceará (Fortaleza), Cristo Redentor (Sobral), Messejana (Fortaleza0, Bom Jardim (Fortaleza), Quixeramobim, Maranguape, Tauá e Dr.João Barbosa (Sobral).
Hoje, a ocupação de leitos com pacientes suspeitos ou confirmados de Covid é de apenas 0,03%. Ao todo, as 24 unidades disponibilizam 613 leitos para observação da doença. Para que esses número sigam caindo, os cuidados devem ser mantidos. A pandemia não acabou.
Com informações do DN
Por Tadeu Nogueira