A reportagem em Camocim, que contou com a participação das velejadoras campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, foi produzida em janeiro de 2020 (antes da pandemia) e tem como destaque as embarcações à vela. A dupla disputou uma regata com pescadores locais.
Ao todo, Tino produziu 8 reportagens que mostram a conexão de regiões do Brasil e dos brasileiros com esportes que serão disputados em Tóquio.
“De todos os lugares por onde passamos, dois me chamaram a atenção. Um deles é Camocim, cidade no litoral do Ceará, pela quantidade de pessoas envolvidas com o transporte à vela. Foi impressionante ver como a comunidade de pescadores se envolve com esse tipo de embarcação e se afinou com as campeãs olímpicas, que puderam conhecer esta realidade. Outro foi Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, cidade do surfista e campeão Ítalo Ferreira, pela imensa integração da população com o esporte. Foi lindo ver surfistas de todas as idades dividindo as ondas com um campeão mundial”, relembra Tino Marcos.
Por Tadeu Nogueira