segunda-feira, 26 de julho de 2021

ELEIÇÕES: BETÃO SUBSTITUI JAMES BEL EM MARTINÓPOLE

O prefeito interino de Martinópole, Francisco Ediberto de Souza, também conhecido como Betão Souza (PP), foi escolhido, neste domingo (25), candidato a prefeito pela coligação “Por um Martinópole cada vez mais forte” (PP/MDB) para as eleições suplementares a se realizarem no dia 1º de agosto. 

O anúncio foi feito durante uma livemício promovida pela coligação. Na ocasião, foi oficializada a substituição do nome da aliança para a disputa, função até então ocupada pelo ex-prefeito James Bel (PP). O candidato a vice segue sendo o ex-vereador Filipe Félix, o Filipão (MDB).

Betão foi vereador por três mandatos, sempre com votações crescentes: 2012 (307 votos), 2016 (460 votos) e 2020 (622 votos), vindo a se eleger presidente da Câmara Municipal no último mandato.

James Bel explicou que a decisão da aliança pelo nome de Betão se devia à necessidade de segurança jurídica para que a coligação PP/MDB seguisse com candidatura sem questionamentos jurídicos, até o dia 1º de agosto. A candidatura de James Bel estava indeferida pela Justiça Eleitoral, com recurso. 
“Não poderíamos deixar a população de Martinópole esperando uma decisão da Justiça, nem temos apego a cargo público. O que importa é que o prefeito Betão está cumprindo os compromissos que assumimos com a população em 2020 e o nosso desejo é que Martinópole siga no rumo certo”, afirmou.

Já na condição de candidato à reeleição, o prefeito Betão Souza agradeceu a James Bel pelas palavras e reafirmou seus compromissos com a população. Ele fez um pequeno balanço das ações da sua gestão neste ano, destacando as ações voltadas para a saúde e geração de emprego e renda, dentre outras, e se disse confiante quanto à campanha que segue até as eleições de 1º de agosto. “Mesmo com a perseguição na Justiça, o povo vai eleger Betão e Filipão, com o apoio de James Bel e Raphaele Barros”, afirmou, conclamando os martinopolenses a abraçarem a campanha da Família 11.

Trajetória política

No dia 1º de janeiro de 2021, Francisco Ediberto de Souza, o Betão Souza, foi eleito presidente da Câmara, ao iniciar seu terceiro mandato como vereador. Na mesma data, assumiu interinamente a Prefeitura de Martinópole, devido à impugnação, pela Justiça Eleitoral, do candidato vitorioso nas eleições de 15 de novembro de 2020, James Bel, que à época derrotou o ex-prefeito e atual candidato Júnior Fontenele (PL). Assim, a presidência da Câmara de Martinópole passou a ser exercida pelo vereador João Sampaio (PP).

Com uma gestão bem avaliada e um grupo político consistente, Betão tem o apoio de James Bel e a maioria da Câmara Municipal – o que garante a ele condições para fazer uma gestão ainda melhor após as eleições de 1º de agosto. Ele tem ainda apoio parlamentar nos planos estadual e federal, o que assegura condições para obter mais recursos para Martinópole. Entre seus aliados, estão o deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) e os deputados federais AJ Albuquerque (PP), Moses Rodrigues (MDB) e Heitor Freire (PSL).

Os resultados obtidos pelo município no atual governo são nítidos. Neste ano, já sob a gestão de Betão, Martinópole alcançou a nota máxima no Índice Estadual de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), do Governo do Estado, no que se refere à coleta de lixo e educação ambiental. Desta forma, em breve, o município será recompensado com mais recursos, em consequência do resultado obtido.

A campanha prossegue por meio das redes sociais, programas de rádio (veiculados pela Rádio Liberdade, de Granja, de 26 a 29 de julho, em inserções e em dois horários: 7h às 7h10 e 12h às 12h10), bem como nas visitas feitas por Betão e Filipão aos martinopolenses, respeitando os protocolos de distanciamento social e de higiene decorrentes da pandemia da Covid-19.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Coligação “Por um Martinópole cada vez mais forte”. 

Por Tadeu Nogueira