Na noite de 17 de julho, foi inaugurada a nova sede da Associação Amigos das Artes de Camocim (AMARTES).
Fundada em 03 de março de 2021, a AMARTES é uma instituição cultural sem fins lucrativos, ideológicos e apartidária, que tem por objetivo incentivar a cultura e a arte local e de cidades vizinhas.
Na ocasião, foi eleita a primeira diretoria da agremiação para o biênio 2021-2023. O artista plástico Eduardo de Souza foi empossado presidente.
A solenidade de inauguração contou ainda com a presença de Oneide Trévia, viúva do Escritor Camocinense José Maria Trévia, homenageado com um Memorial.
O escritor publicou quatro livros que remetem o leitor aos velhos tempos da cidade. Sua obra saudosista, que muito enaltece o Camocim de outrora, pode ser resumida em uma frase de sua autoria: "O passado é para sempre".
A família doou livros do autor à AMARTES, para que a renda com a venda possa ser revertida em prol da manutenção da sede da neófita associação.
No decorrer do evento, a Marinha do Brasil, representada pelo Agente da Agência da Capitania dos Portos em Camocim, Capitão-Tenente Márcio Luiz, foi homenageada com o Espaço da Arte Marinheiro. A noite teve ainda o lançamento da I Expo AMARTES.
A AMARTES fica localizada à Rua Engenheiro Privat, 33, ao lado da Estação Ferroviária.
Por Tadeu Nogueira