Virou matéria repetida aqui no blog a denúncia sobre caixas eletrônicos sem dinheiro durante grandes feriados em Camocim.
Nesta sexta-feira (31), último dia de 2021, terá início mais um deles, com todas as agências ofertando apenas o serviço de autoatendimento durante 3 dias.
O que observamos sobre isso desde o ano passado foi a queda das reclamações em relação à falta de cédulas nos terminais.
Essa mudança, sem dúvida alguma, deve-se à criação, em 16 de novembro do ano passado, do Pix, sistema que possibilita fazer pagamentos e transferências de forma imediata, pelo celular, a qualquer dia e horário, incluindo fins de semana e feriados.
Foi como se o "sistema" se adequasse ao usuário e não o contrário, como costuma ser. Diante de tamanha facilidade, não se justifica mais um prestador de serviço, sobretudo informal, alegar que não vendeu o que previa porque os clientes não puderam sacar dinheiro nos caixas eletrônicos da cidade. Isso virou desculpa de comodista.
Até o Pix surgir, qualquer pagamento via transferência bancária era complexa e cara. Com ele, em Camocim, por exemplo, flanelinhas, mototaxistas e até hippies, pagam e são pagos.
Se um dia ele vai deixar de existir, ninguém sabe. Mas uma coisa é certa, anda "comendo mosca" quem ainda não tem uma Chave Pix para chamar de sua.
Por Tadeu Nogueira