A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza, em data a ser confirmada nos próximos dias, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Centenário de Esmerino Arruda.
A homenagem é uma iniciativa do Deputado Estadual Sérgio Aguiar (PDT), que teve o requerimento subscrito pelos Deputados Estaduais Tony Brito e Tin Gomes.
O evento será transmitido pela TV Assembleia, Rádio FM Assembleia e e pelas mídias sociais.
Sobre o Homenageado
Filho de Vicente Ferreira de Arruda Coelho e Iná Oliveira Arruda Coelho. Graduado em Medicina em 1946 à Universidade Federal Fluminense e cinco anos depois assumiu a direção do Hospital Geral de Bonsucesso na cidade do Rio de Janeiro. Antes de voltar ao Nordeste foi diretor da Casa de Saúde Santa Mônica e do Hospital Pedro Ernesto.
Eleito deputado federal em 1954, 1958 e 1962, esteve no PSP e depois no PST antes de seguir rumo à ARENA quando o Regime Militar de 1964 instituiu o bipartidarismo através do Ato Institucional Número Dois.
Filiado ao PMDB após a reforma partidária havida no governo do presidente João Figueiredo, foi candidato a senador numa sublegenda em 1986 e terminou como suplente de Cid Saboia de Carvalho, condição à qual renunciou ao eleger-se prefeito de Granja pelo PSDB em 1988. Figurou como primeiro suplente de Sérgio Machado em 1994 e retornou à prefeitura de sua cidade natal em 2008.
Esmerino faleceu poucos meses após o fim do mandato, em 25 de setembro de 2013.
Por Tadeu Nogueira