Dados ainda preliminares do Cartório Eleitoral de Camocim apontam que 7.292 eleitores perderam direito ao voto nas eleições deste ano. O motivo é a não regularização do documento dentro do prazo que acabou no último dia 4 de maio.
Segundo informações obtidas pelo blog, os títulos cancelados poderão diminuir um pouco, pois ainda está havendo o processamento final de procedimentos feitos por meio do Título Net.
No dia 2 de outubro, cerca de 47.274 eleitores estarão aptos a irem às urnas em Camocim para escolha de presidente, governador, senadores e deputados estaduais e federais.
Quem perdeu o prazo para regularizar o documento, encerrado no dia 4 de maio, está sujeito a multa e a algumas restrições. O sistema será reaberto no dia 8 de novembro de 2022.
O eleitor que não votar nem justificar a ausência às urnas deverá pagar multa e poderá sofrer uma série de consequências, como não obter passaporte nem carteira de identidade, não receber salário de função ou emprego público e não poder participar de concorrência pública ou administrativa estatal. Além disso, ficará impossibilitado de obter empréstimos em instituições públicas, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público.
Por Tadeu Nogueira