A governadora Izolda Cela autorizou, no fim da manhã desta segunda-feira (13), a construção do campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) na cidade.
Na ocasião, também foi autorizada a construção de duas areninhas para o município. A solenidade aconteceu na Secretaria Municipal da Educação, sediada na antiga Estação Ferroviária, com a presença da prefeita Betinha Magalhães.
Também estiveram presentes os secretários Marcos Cals, das Cidades; Rogério Pinheiro, do Esporte e Juventude; o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; o deputado estadual Sérgio Aguiar; e outras lideranças locais.
O novo campus da UVA em Camocim, que se destaca no Prêmio Escola Nota 10, será construído em um terreno doado pela prefeitura, localizado no Bairro Tijuca, numa área de seis hectares. O investimento na obra é de aproximadamente R$ 17 milhões.
A estrutura contará com 20 salas de aula, área administrativa, restaurante universitário, biblioteca, ginásio coberto, área de convivência, amplo estacionamento e área para expansão. “Uma estrutura definitiva e adequada, planejada de forma modular, para que mais na frente possamos expandir, caso a necessidade aconteça. Sonhamos grande, fazendo o que é o possível para o momento. A expansão e o fortalecimento das universidades estaduais é um compromisso do Governo do Ceará”, reforçou Izolda Cela.
Depois de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, Camocim terá o segundo campus da UVA instalado fora de Sobral. “Hoje, nossos corações estão felizes. Está sendo plantado aqui um legado para as gerações futuras. Nós temos orgulho de tudo que nós construímos na história da educação de Camocim. Esse sonho foi construído por várias mãos. A UVA é muito esperada e bem-vinda”, afirmou a prefeita Betinha.
Serão inicialmente ofertados os cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca, considerando a vocação produtiva do município, com primeiro vestibular previsto para 2023. A projeção é de que, ao fim de cinco anos, quase mil alunos estejam matriculados no campus de Camocim.
Já as areninhas serão construídas no bairro Jardim das Oliveiras e no distrito de Amarelas, com investimento total de R$ 584 mil. Os equipamentos são estruturas como campos society, com grama sintética, alambrados e rede, vestiários e torres de iluminação.
Por Tadeu Nogueira