Durante sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (21), a Câmara Municipal de Camocim aprovou, por 13 votos a 0, projeto de lei enviado pela Prefeita Betinha Magalhães (PDT), que prevê a criação do Centro Especializado de Atendimento e Desenvolvimento Inclusivo (CEADI) Bem-Me-Quer. A iniciativa sofreu resistência da oposição.
O CEADI é voltado ao atendimento de crianças da rede municipal de ensino com necessidades especiais como Autismo (TEA), Transtorno do déficit de atenção e/ou Hiperatividade (TDAH), Problemas na fala, Déficit de Aprendizagem e Deficiências psicomotoras.
O CEADI reúne as seguintes especialidades: Psicologia, Psicopedagogia, Neuropediatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia, Musicoterapia e Assistência Social.
Na fase de triagem, já foram identificados 365 alunos que necessitam com urgência dos serviços desses profissionais.
Na sessão realizada na última sexta-feira (14), o projeto, de apenas 2 páginas e 4 artigos, já estava há 20 dias na Câmara Municipal. Mesmo assim, o vereador Marcos Coelho (PSDB), líder da bancada da oposição, resolveu pedir vista, atrasando assim a votação, que só pode ser realizada hoje, com aprovação de sua bancada, após grande pressão popular.
Por Tadeu Nogueira
Foto: Vando Arcanjo