sexta-feira, 14 de outubro de 2022

CAMOCIM: OPOSIÇÃO TRAVA PROJETO QUE ATENDE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS


Na manhã desta sexta-feira (14), durante sessão da Câmara de Camocim, a bancada da oposição, tendo à frente o vereador Marcos Coelho (PSDB), pediu vista do projeto de lei, enviado pela Prefeita Betinha Magalhães (PDT), que prevê a criação do Centro Especializado de Atendimento e Desenvolvimento Inclusivo (CEADI) Bem-Me-Quer, e altera a lei municipal nº 733/01, de 11 de janeiro de 2001, que dispõe sobre sua estrutura organizacional. 

Essa suposta manobra da oposição, que alegou não ter tido tempo para saber do que se trata o teor do projeto, pode atrasar em até 2 semanas a votação.

O projeto, que está na Câmara Municipal há 20 dias, possui apenas duas páginas e quatro artigos.

O CEADI é voltado ao atendimento de crianças da rede municipal de ensino com necessidades especiais como Autismo (TEA), Transtorno do déficit de atenção e/ou Hiperatividade (TDAH), Problemas na fala, Déficit de Aprendizagem e Deficiências psicomotoras.

O posicionamento de Marcos foi seguido pelos vereadores Rosivan Nascimento (PMN), Mário Roberto (PC do B), Geomar Sotero (PC do B), Neto Vaulino (MDB), Ataíde Araújo (MDB). 

Em seu pronunciamento, o Vereador César Veras (PDT), da bancada da situação, lamentou a atitude da oposição, lembrando que esse atraso está prejudicando centenas de crianças Camocinenses.

O CEADI reúne as seguintes especialidades: Psicologia, Psicopedagogia, Neuropediatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia, Musicoterapia e Assistência Social.

"Nessa primeira fase de triagem já identificamos 365 alunos que necessitam com urgência desses profissionais, isso sem contabilizarmos demais crianças que estão fora da escola", disse Marciana Almeida, Secretária da Educação.

Confira no vídeo o principal trecho do pronunciamento do vereador César Veras (PDT).

Por Tadeu Nogueira