O cinza predominou nos céus do litoral oeste neste final de semana da realização do XP Sertões Kitesurf, competição que percorreu 440km, da cearense Cumbuco à Praia de Barra Grande, no Piauí.
Por causa da ausência do que move as pipas, ou seja, o vento, algumas etapas sofreram atraso, como na Ilha de Guajiru (Itarema) e na saída da Praia de Maceió, em Camocim, neste domingo (07).
Camocim não teve registro de chuvas. O tempo na cidade se resumiu a ficar nublado e com pouco vento, o que não é muito normal nessa época.
A explicação para o que aconteceu vem da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Segundo o órgão, o tempo nublado e as chuvas no interior do Estado estão associadas à aproximação de um sistema frontal, que está na altura do litoral da Bahia e que favorece a formação de áreas de instabilidades sobre o Nordeste. Além disso, efeitos locais, tais como, relevo, temperatura e umidade deverão contribuir também para precipitação.
Choveu em quase 90 cidades nas últimas 24 horas. Não há registro de precipitações no litoral oeste.
A previsão para esta segunda-feira (07) em todo o Ceará é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e na Jaguaribana. Nas demais macrorregiões, há alta possibilidade de chuva isolada.
Por Tadeu Nogueira