Licaelle Rocha, uma professora de uma escola pública em Juazeiro do Norte, no Ceará, criou uma maneira de incentivar seu aluno Raphael Silva a permanecer na sala de aula.
Ele está no 3º ano do ensino fundamental e tem autismo.
A educadora, que faz parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Mário da Silva Bem, inseriu um barril similar ao do personagem Chaves, da série mexicana, para que o item chamasse a atenção da criança e incentivasse o gosto pelo ambiente de aprendizagem. A estratégia foi criada em parceria com o cuidador que acompanha Raphael, Tiago Feitosa.
Em 2022, Tiago percebeu o hiperfoco que o garoto apresentava pelo programa e já começou a abordar itens que promovessem a identificação do Chaves no cotidiano escolar do aluno.
O profissional já havia dado a Raphael o chapéu do personagem e, desde então, o elemento acompanha o estudante todos os dias. Segundo Licaelle, Raphael reagiu bem ao primeiro contato com a estratégia inovadora. "De imediato, ele já entrou na sala e seguiu direto para o local, reproduzindo muitos gestos de felicidade".
Por Tadeu Nogueira (Fonte: UOL)